quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Máscaras

As máscaras têm um papel fundamental no processo de encenação, pois uma máscara tem uma representatividade alta, é por isso que temos várias formas e definições.


Máscaras Larvárias
São rostos inacabados, formas simplificadas da figura humana, que remetem ao primeiro estado dos insetos. Fazem parte do grupo de Máscaras inteiras e silenciosas, que não permitem a voz, mas exprimem a essência da palavra falada através das ações. Têm um jogo largo, normalmente orientado pelo nariz.
Máscaras Expressivas
São Máscaras de feições mais elaboradas, com definições de caráter, que traduzem estados de ânimo. Pertencem à categoria das Máscaras silenciosas, onde a palavra, por sua vez, está oculta na ação física do personagem. Seu jogo é minucioso e objetivo, podendo ser enriquecido com a presença da contra-máscara, direção inversa ao caráter principal da Máscara.
Máscara Neutra
A Neutra é uma Máscara de fisionomia simples e simétrica, sem conflitos, que propõe ao ator ampliar todos os seus sentidos. Através do silêncio ela se relaciona com todo o universo presente. A Máscara Neutra não é um personagem, é um estado que se apóia na calma e na percepção, fontes de vida para todas as outras Máscaras. Através dela o ator entende o que é um corpo decidido, presente, vivo dentro de um estado de representação, fora das convenções.
Meias – Máscaras
São Máscaras falantes que cobrem somente a parte superior do rosto. Geralmente representam "tipos-fixos”, podendo condensar nelas vários personagens. Seu jogo propõe ao ator encontrar um corpo e uma voz que se ajustem ao propósito do personagem e da situação, levando o texto para além do cotidiano.
Máscara Abstrata
São máscaras inteiras de formas geométricas, sem menção animal ou humano, que propõe ao ator um jogo acrobático e abstrato criado a partir das linhas de força da máscara, relacionando-se com o espaço.
Tipos Populares
Atualmente o Moitará vem desenvolvendo um trabalho com Máscaras representativas de “tipos” popular brasileiro, buscando encontrar a fisicalidade e a vocalidade sugeridas pelas Máscaras, suas características típicas, assim como seus contextos culturais. Resumo extraído do site (http://grupo.moitara.sites.uol.com.br/PesquisaFrame.htm)

Nenhum comentário: