quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Comédia dell'Arte


Comédia dell’Arte
É uma comédia que trás o significado de habilidade, um espetáculo de mascara XVI, o ponto forte da comédia é o improviso e o nomadismo, eles se apresentavam em praças e em cidades, mais depois de um tempo foi convidada para se apresentar no teatro estabelecido em prédios próprios e para as cortes. A comédia era espontânea, além de serem representada por pessoas da mesma família, ou seja, pai se contracenava com a mãe e assim sucessivamente, a mulher tem um papel fundamental na comédia, pois, era elas que administravam a companhia e um detalhe que chama a tensão e que todos os homem usavam mascaras e as mulheres não, as mulheres fazem sempre o papel eram estabelecido a jovem amante e escravas.



Os enamorados eram geralmente representados por homens e mulheres belos e cultos, falavam com elegância num toscano literário, eventualmente poderiam ser personagens ingênuos e não muito brilhantes. Vestiam-se com roupa da moda e não utilizavam máscaras. A enamorada, segundo o esquema da trama, poderia ser cortejada por dois pretendentes, um jovem e um velho.




O Pantalone, um rico mercador veneziano, geralmente avarento e conservador. Falava em dialeto veneziano, era apaixonado por provérbios e, apesar de sua idade, cortejava uma das donzelas da comédia. Sua máscara era negra e se caracterizava por seu nariz adunco, o que remetia aos hebreus, e sua barbicha pontuda. Pantalone, com sua figura esguia, contrastava e complementava no jogo cênico com a figura redonda do outro velho.



Dottore, que podia aparecer como amigo ou rival de Pantalone. Era pedante, normalmente advogado ou médico, falava em dialeto bolonhês intercalado por palavras ou frases em latim. Gostava de ostentar a sua falsa erudição, mas era enganado pelos outros por ser extremamente ingênuo. Era um marido ciumento e geralmente cornudo. Sua máscara era um acento que só marca a testa e o nariz.




Arlecchino, proveniente de Bergamo, era a máscara mais popular. Inicialmente segundo zanni, transformou-se pouco a pouco em primeiro, encarnava uma mistura de esperteza com ingenuidade, estando sempre no centro das intrigas. Usava inicialmente uma roupa branca e um cinturão, onde carregava um bastonete de madeira, calças brancas, chinelos de couro e gorro branco. Supõe-se que, com o tempo, essa roupa foi ganhando remendos coloridos e dispersos, de onde provém sua atual roupa de losangos


Pulcinella. Sua corcunda e ventre são proeminentes, sua máscara traz um nariz em forma de bico e sua voz era estridente, lembrando uma ave. (Resumo do Grupo Moitará). Portanto essa foi uma comédia que revolucionou o mundo do teatro de mascara, com personagem fixo e eram basicamente de uma só família.

Nenhum comentário: